quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

ECUMENISMO UM SINAL DO FIM

Ecumenismo é opção irreversível da Igreja, diz Papa a luteranos

Leonardo Meira
Da Redação


Bento XVI reafirmou que o caminho da busca ecumênica é uma opção irreversível da Igreja Católica. O Papa fez a declaração nesta segunda-feira, 18, ao receber a Delegação Ecumênica da Igreja Luterana da Finlândia.

Este é o 25º ano em que o grupo realiza sua visita anual ao Bispo de Roma.

Ao lembrar o número 3 da encíclica Ut unum sint, de João Paulo II - "Com o Concílio Vaticano II, a Igreja Católica empenhou-se, de modo irreversível, a percorrer o caminho da busca ecumênica, colocando-se assim à escuta do Espírito do Senhor, que ensina a ler com atenção os 'sinais dos tempos'" -, o Papa completou: "Este é o caminho que a Igreja Católica tem sinceramente abraçado desde aquela época".

O Pontífice também fez menção à Declaração Conjunta sobre a Doutrina da Justificação, publicada há dez anos e considerada um marco no diálogo Luterano-Católico. Bento XVI classificou a Declaração como "um sinal concreto da fraternidade redescoberta entre luteranos e católicos", ao mesmo tempo em que saudou os trabalhos desenvolvidos na Finlândia e na Suécia com vistas a debater as questões decorrentes daquele documento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
© Template Scrap Gerbera|desenho Templates e Acessórios| papeis Bel Vidotti